EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Período de Inscrições
Início: 01.11.2024 10h00
Término: 17.11.2024 às 23h59min
Pré-requisitos
1) Ser aluno da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto
2) Já possuir cadastro no setor de benefícios da Fundação Gorceix 3) Ter o cadastro atualizado no setor de bolsas e benefícios da Fundação Gorceix 4) Estar regularmente matriculado nos cursos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo.
Critérios de Seleção
1) Alunos do 1º período
2) Alunos do 2º período
3) Alunos do 3º período
4) Alunos do 4º período
5) Alunos do 5º período
6) Alunos do 6º período
7) Ordem de Inscrição
Obs.: Na convocação dos alunos, a prioridade será para o carente.
Chamada:
Data: 18.11.2024 às 10h
Endereço Eletrônico: http://www.gorceix.org.br
Matrícula
Início: 18.11.2024 a partir 10h
Término: 22.11.2024 às 16h30
A Fundação Gorceix reserva-se o direito de cancelar o(s) curso(s) citado(s) no presente edital, caso não haja inscrição (ões) suficiente(s) para o(s) mesmo(s).
O aluno poderá se inscrever em quantos cursos quiser, informando no ato da inscrição a prioridade de cada curso, porém só será permitido a um aluno se matricular em no máximo dois cursos.
O horário da matrícula é de segunda-feira à sexta-feira 08:30 às 11:30 e de 13:30 às 16:30. A matrícula deverá ser realizada dentro do prazo especificado, caso contrário o candidato perderá a vaga.
Os alunos que tiverem mais que 20% de faltas, ou que abandonarem o curso sem uma justificativa por escrito a ser entregue e avaliada no setor de bolsas da FG, estarão automaticamente fora dos cursos oferecidos pela FG.
Número de turmas: 2
Número de vagas por turma: 13
Turma 828: 2ª e 4ª feiras – 19h às 20h25
Turma 829: 3ª e 5ª feiras – 17h às 18h25
Início: 25.11.2024
Fim: 04.04.2025
Carga Horária do Curso: 36 horas (26 aulas de 1h25)
Duração do curso: Quatro Módulos Semestrais
Professor (a): Trends Idiomas
Obs.: O presente Edital refere se ao preenchimento de 13 (treze) vagas para alunos iniciantes.
Local das Matrículas e das aulas:
Fundação Gorceix
Rua Conde Bobadela, nº150 – Centro - Ouro Preto – MG
.
Gente 1
Módulo A
Unidade 1
- Contexto: Expressar interesse sobre o Espanhol
1. Sistema Formal:
1) numerais de 1 a 10
2) artigo definido (gênero e número).
2. Vocabulário:
1) nomes dos países hispanófonos
3. Texto
- Formas e recursos:
1. Comunicação:
1) informar número telefónico
2) identificar países em um mapa
3) soletrar
4) recursos de controle da comunicação
2. Sistema formal:
1) numerais de 0 a 20
2) grafia de alguns fonemas
3) pronombre sujeto
4) presente do indicativo do verbo ser
5) artigos definidos e demonstrativos
6) nomes (flexão de gênero e número)
7) si e no
3. Vocabulário: nome das letras
- Tarefas: fazer uma lista com os nomes e informações de contato da turma e apresentação dos países hipanófonos.
1. Comunicação:
1) identificar pessoas pelo nome.
2) dar informações com diferentes graus de segurança
3) nomes e sobrenomes em espanhol
2. Sistema formal
1) numerais de 1 a 20
3. Vocabulário:
1) interesses culturais
4. Textos
Unidade 2
- Contexto: Entender informações sobre pessoas, opiniões e qualidades.
1. Vocabulário:
1) idade
2) nacionalidade
3) estado Civil
4) gostos
5) estudos e profissão
6) caráter.
2. Texto
- Formas e recursos:
1. Comunicação:
1) pedir e dar informações pessoais
2. Sistema formal:
1) presente do indicativo das três conjugações
2) verbo llamarse
3) possessivos
4) adjetivos (gênero e número)
5) quantificadores ligados a adjetivos
6) numerais do 20 ao 100
3. Vocabulário:
1) dados pessoais
2) combinações léxicas com verbos
- Tarefas: Distribuir os convidados de um casamento e fazer apresentações
1. Comunicação:
1) entender e dar informações sobre pessoas
2) explicar decisões
2. Sistema formal
1) porque
2) tambien
3) el mismo / La misma
3. Vocabulário:
1) reutilização e ampliação do aprendido
4. Textos
Unidade 3
- Contexto: existência, localização expressar gostos e preferencias.
1. Sistema Formal:
1) interesar
2) gustar
3) querer
4) porque
2. Vocabulário:
1) a cidade
2) alojamento
3. Texto
- Formas e recursos:
1. Comunicação:
1) descrever hábitos relativos as férias
2) gostos e preferencias
2. Sistema formal:
1) verbos: haber, tener estar
2) preposições
3) querer / gustar
4) tener
5) interrogativos
3. Vocabulário: Turismo, férias, meios de transporte, estações do ano.
- Tarefas: escolher entre várias opções e demonstrar
1. Comunicação:
1) referir a datas alojamentos, e atividades
2) manifestar preferencias
3) chegar a um acordo
2. Sistema formal
1) preferir e querer
3. Vocabulário:
1) meses
2) atividades de férias
3) meios de transporte
4. Textos
Unidade 4
- Contexto: informar-se sobre produtos e preços, dar opiniões
1. Sistema Formal:
1) necesitar e tener que
2. Vocabulário:
1) lojas e produtos
3. Texto
- Formas e recursos:
1. Comunicação:
1) perguntar preço
2) dar opiniões
2. Sistema formal:
1) numerais a partir de 100 (concordância)
2) demonstrativos
3) presente do indicativo tener
4) perguntar preço
5) artigos indefinidos
6) pronomes objeto direto e indireto
3. Vocabulário:
1) nomes de moedas
2) Cores
3) Roupas e objetos pessoais
- Tarefas: buscar presentes, organizar uma festa
1. Comunicação:
1) falar sobre a existência de objetos
2) informar sobre a necessidade
3) oferecer algo
4) escolher objetos e apresentar motivos
2. Sistema formal
1) presente do indicativo do verbo poder
2) pronomes átonos
3. Vocabulário:
1) presentes
2) objetos e produtos para uma festa
4. Textos
Unidade 5
- Contexto: posturas corporais e atividades físicas.
1. Vocabulário:
1) portes do corpo
2) atividades desportivas
2. Texto
- Formas e recursos:
1. Comunicação:
1) falar sobre hábitos
2) dar conselhos
2. Sistema formal:
1) presente do indicativo de verbos regulares e irregulares
2) colocação pronominal em verbos reflexivos
3) construções lexicais
4) frequência
5) negação (nunca)
6) advérbios de quantidade
7) adjetivos (muchos / demasiado e flexões)
3. Vocabulário:
1) atividades físicas
2) partes do corpo
3) dias da semana
4) levantarse, ponerse, llamarse
- Tarefas: elaborar um guia para longevidade
1. Comunicação:
1) leitura de textos: síntese
2) transmitir informações de textos lidos
3) colocar-se de acordo
4) elaborar recomendações.
2. Sistema formal
1) gênero de substantivos
3. Vocabulário:
1) uso do aprendido
4. Textos
Módulo B
Unidade 6
- Contexto: Pesos medidas, compra de alimentos, em um restaurante, hábitos alimentares
1. Vocabulário:
1) alimentos e envases
2) ingredientes, pratos e receitas
2. Texto
- Formas e recursos:
1. Comunicação:
1) fazer um pedido
2) solicitar informações de um prato
2. Sistema formal:
1) pesos e medidas
2) quantificadores
3) verbo llevar
3. Vocabulário:
1) pratos típicos e ingredientes
2) bebidas e envases
- Tarefas: elaborar um livro de receitas
1. Comunicação:
1) informar-se a partir de um texto, imagens ou conversas
2) dar e receber instruções
3) escrever e explicar uma receita
2. Sistema formal
1) marcadores de sequência.
2) “se” impessoal
3. Vocabulário:
1) ampliação do já visto
4. Textos
Unidade 7
- Contexto: dar e receber informações sobre experiências, entender anúncios de trabalho, opinar sobre profissões
1. Vocabulário:
1) profissões
2) perfis profissionais
2. Texto
- Formas e recursos:
1. Comunicação:
1) informar sobre habilidades e opinar a respeito
2) dar e pedir informações sobre experiências.
2. Sistema formal:
1) pretérito perfeito
2) particípios irregulares
3) frequência
4) qualidades
5) verbos saber e estar
3. Vocabulário:
1) dados pessoais e experiência profissional
2) gostos e habilidades
- Tarefas: selecionar candidatos para postos de trabalhos
1. Comunicação:
1) fornecer e receber perfis profissionais
2) fazer e avaliar propostas
3) aceitar ou recusar propostas
2. Vocabulário:
1) dados pessoais
2) currículos profissionais
3) combinações léxicas
3. Textos
Unidade 8
- Contexto: rotas e ações futuras. Atender telefone
1. Sistema Formal:
1) horas e datas, expressões de tempo
2) direções
2. Vocabulário:
1) Viagens
2) rotas
3) ensino
3. Texto
- Formas e recursos:
1. Comunicação:
1) informações de hora e data
2) fórmulas frequentes em hotéis
3) rotas – distancias, meios, origem e destino
4) falar ao telefone
2. Sistema formal:
1) uso de meios de transporte
2) marcadores de futuro
3) interrogativas
4) fala ao telefone
5) dar informações sobre data e hora
3. Vocabulário:
1) meios de transporte
2) alojamento
3) estabelecimentos
- Tarefas: planejar uma viagem de negócios
1. Comunicação:
1) horários.
2) obter informações sobre hotéis.
3) reservar passagens e hotel
2. Sistema formal
1) marcadores temporais
2) verbo ir e quisiera
3. Vocabulário:
1) aprendido nas aulas anteriores
4. Textos
Unidade 9
- Contexto: responder e entender uma pesquisa. Estabelecer prioridades pessoais e informar a respeito.
1. Vocabulário:
1) a cidade
2. Texto
- Formas e recursos:
1. Comunicação:
1) descrever uma cidade
2) fazer avaliações e comparações
3) expressar opiniões
4) expressar gostos e desejos
2. Sistema formal:
1) comparar (superioridade e igualdade)
2) orações com pronome relativo
3) expressões: me gusta(ria), me parece que, estoy de acuerdo
3. Vocabulário: aprendido anteriormente
- Tarefas: discutir os problemas da cidade
1. Comunicação:
1) descrever uma cidade
2) estabelecer prioridade
3) fazer e defender propostas
4) demonstrar acordo ou desacordo
2. Sistema formal
1) eso
2) lo más
3) es urgente / fundamental
3. Vocabulário:
1) aprendido anteriormente
4. Textos
Unidade 10
- Contexto: referir-se a ações e acontecimentos passados em relação a filmes e atores
1. Vocabulário:
1) história de alguém
2) cinema
2. Texto
- Formas e recursos:
1. Comunicação:
1) referir-se a acontecimentos passados vinculados ou não ao presente e avalia-los
2. Sistema formal:
1) pretérito indefinido regular
2) pretérito indefinido de verbos irregulares de uso frequentes
3) contraste entre uso do perfeito e do indefinido e marcadores
4) perguntas quanto ao passado
5) marcadores temporais
3. Vocabulário:
1) aprendido anteriormente
- Tarefas: escolher determinados personagens e momentos históricos importantes
1. Comunicação:
1) Referir-se a acontecimentos e situá-los no tempo
2. Sistema formal
1) recursos léxicos para situar eventos no passado
3. Vocabulário:
1) acontecimentos históricos, políticos e sociais
4. Textos
Unidade 11
-Contexto: falar sobre partes da casa e mobiliário
1. Vocabulário:
1) características, partes e mobiliário da casa
2. Texto
Formas e recursos:
1. Comunicação:
1) comparar
2) descrever formas
3) localizar e dar instruções espaciais
4) informar e tomar endereços
2. Sistema formal:
1) marcadores espaciais
2) imperativo afirmativo
3. Vocabulário:
1) a casa
2) formas geométricas
3) o transporte
4. Textos
- Tarefas: escolher uma casa
1. Comunicação:
1) buscar alojamento
2) descrever tipos de alojamento
3) expressar preferencias
4) argumentar
2. Vocabulário:
1) a casa: qualidades e equipamentos
3. Textos
Unidade 12
- Contexto: Relacionar informações de diário pessoais e eventos históricos
1. Sistema Formal:
1) pretérito perfeito regular
2) pretérito imperfeito de “ser”e “ir”
3) usos do imperfeito (imperfeito de hábito)
2. Vocabulário:
1) acontecimentos históricos
2) rotina cotidiana
3. Texto
- Formas e recursos:
1. Comunicação:
1) descrever condições de vida no passado
2) relatar acontecimentos na vida de uma pessoa
3) recordar cenas do passado
4) reconstruir um relato
2. Sistema formal:
1) verbos de movimento
2) escrever uma biografia
3. Vocabulário:
- Tarefas: escrever uma biografia
1. Comunicação:
1) entender informações sobre a identidade de alguém
2) reconstruir uma biografia
3) estruturar uma biografia
2. Sistema formal
1) marcadores temporais
3. Vocabulário:
1) itinerários pessoais
2) gêneros literários
4. Textos
Gente 2
Módulo A
Unidade 1
- Contexto: Dar e pedir informações sobre pessoas.
1.Vocabulário:
1) Adjetivos e substantivos relacionados com o caráter
2) Gostos, hobbies e manias.
3) Qualidades e defeitos.
2. Textos
- Formas e Recursos:
1. Comunicação:
1) Expressar semelhanças, diferenças e afinidades entre pessoas.
2) Expressar gostos e sentimentos.
3) Qualidades pessoais.
2. Sistema Formal:
1) Regime pronominal de verbos como ¨gustar¨: me/te/le/nos/os/les.
2) Condicional: verbos regulares e irregulares mais frequentes.
3) Interrogativas: a que horas/ que/qual/que tipo de/ onde/com quem.
4) Substantivos femininos: dad, -ez, - eza, - ía, - ura.
Unidade 2
- Em contexto
1. Comunicação:
1) Expressar preferências sobre atividades de lazer.
2) Propor, aceitar e recusar convites e propostas.
3) Expressar vontade de fazer alguma coisa.
4) Marcar encontros.
2. Vocabulário:
1) Lugares e atividades de lazer.
3.Textos:
- Formas e Recursos
1. Comunicação:
1) Descrever e analisar filmes, programas de TV e espetáculos.
2) Descrever e recomendar lugares e locais de lazer.
3) Propor e recusar um convite e desculpar-se.
4) Planejar um dia de festa.
4) Recusar para entrar em acordo na decisão de algo.
2. Sistema formal:
1) O que te/lhe/vos/lhes “apetece”, fazer/....
2) Aceitar: está bem/ boa idéia. “Me apetece”
3) É que + expressão de tempo + não posso/ ...
3. Vocabulário:
1) Adjetivos para valorizar.
2) Atividades de lazer.
3) Cinema e televisão: gêneros, características.
3.Textos
Unidade 3
- Em contexto
1. Comunicação:
1) Procurar e tirar informação de meios de comunicação.
2) Relatar ações passadas.
2. Sistema Formal:
1) O pretérito mais que perfeito X o indefinido e o imperfeito
3. Vocabulário:
1) Relatos de acontecimentos.
4. Textos
- Formas e recursos:
1. Comunicação:
1) Expressar circunstâncias e relatar ações passadas.
2) Relatar ações passadas e anteriores a outras.
3) Organizar o relato de ações passadas.
2. Sistema Formal:
1) Contraste entre os usos do indefinido e do imperfeito.
2) Morfologia e uso do mais que perfeito.
3) Conectores temporais: naquele momento, um instante antes, ao final de um instante.
4) Referir a horas aproximadas: às/ mais ou menos às.
5) Perguntas sobre o passado: que/ onde/...
3. Vocabulário:
1) Recursos usados na narração.
2) Crime organizado e corrupção política.
4.Textos
Unidade 4
- Em contexto:
1.Comunicação:
1) se informar sobre problemas de saúde relacionados ao sedentarismo.
2) Dar conselhos para prevenir e evitar o mau desempenho físico.
2. Sistema formal:
1) Morfologia e alguns usos do imperativo afirmativo e do imperativo negativo.
2) Advérbios com -mente.
3) O uso dos artigos com os nomes das partes do corpo.
3.Vocabulário:
1) Dores e incômodos físicos relacionados com a má postura e o mau uso dos aparelhos tecnológicos.
4.Textos
- Formas e recursos:
1. Comunicação:
1) Perguntar e responder sobre o estado físico e sobre o estado de saúde.
2) Descrever os sintomas de uma doença.
3) Advertir e dar recomendações.
2. Sistema Formal:
1) Os imperativos afirmativo e negativo: verbos regulares e verbos irregulares.
2) Usos impessoais de “tú” nas construções com “si” e com “cuando”.
3) (Não) deves/deverías... + infinitivos/(não) há que... + infinitivo.
4) Alguns usos de poder + infinitivo em recomendações.
5) O uso dos artigos com nomes das partes do corpo.
3. Vocabulário:
1) Estados de saúde e partes do corpo.
2) Doenças, alergias, intolerâncias e enfermidades.
4. Textos
Unidade 5
- Formas e Recursos:
1. Comunicação:
1) Descrever objetos: materiais, partes, utilidades, propriedades...
2) Analisar objetos pela sua utilidade, praticidade, aspecto externo...
3) Se referir a objetos presentes na comunicação usando pronomes.
2. Sistema Formal:
1) Serve para... /se usa para... /o utilizam para /...
2) Se liga na tomada /se abre... /vai com... /Funciona com.
3) Se pode e não se pode + infinitivo.
4) Presente do subjuntivo: verbos regulares e irregulares mais frequentes.
5) As frases relativas com preposição.
6) Uso de “se” impessoal.
7) Se (reflexivo e objeto indireto) usados com “lo/la/los/las.”
3. Vocabulário:
1) Objetos de uso diário.
2) Materiais.
4. Textos
Módulo B
Unidade 6
- Em contexto
1. Comunicação:
1) Obter informação e avaliar a necessidade e utilidade de novas empresas de serviços.
2) Especular sobre o sucesso destas novas empresas.
2. Sistema formal:
1) Futuro do indicativo.
2) Quer + infinitivo/subjuntivo.
3. Textos
- Formas e Recursos:
1. Comunicação:
1) Reclamar e pedir soluções para problemas de um serviço mal prestado ou errado.
2) Escrever um anúncio para uma nova empresa prestadora de serviços.
2. Sistema Formal:
1) Formas regulares e irregulares do futuro.
2) Uso do futuro.
3) Qualquer..., todo mundo, tudo o que, todo/a/os/as.
4) Pronomes átonos Objeto Direto + Objeto indireto: “se + lo/la/los/las.”
5) “se me/te...": involuntariamente.
3. Vocabulário:
1) Empresas variadas.
2) Comidas e bebidas.
4. Textos:
Unidade 7
- Em contexto:
1. Comunicação:
1) Expressar opinião sobre um texto.
2) Descrever hábitos.
3) Falar do futuro e formular hipóteses.
2. Sistema Formal:
1) Acredito que.../ me parece que.../ estou seguro(a) de que.../ talvez...+ infinitivo. Não acredito que.../ talvez...+ subjuntivo.
3. Vocabulário:
1) Objetos e costumes do dia a dia.
4. Textos:
- Formas e Recursos:
1. Comunicação:
1) Expressar opiniões sobre acontecimentos futuros.
2) Mostrar acordo e desacordo, argumentar e esclarecer as opiniões.
2. Sistema formal:
1) Acredito que.../ estou seguro(a) de que.../ talvez...+ indicativo.
2) Não acredito que.../ talvez + subjuntivo.
3) Conectores: além disso, inclusive, então...
4) Continuar + gerúndio e continuar + sem + infinitivo.
5) Deixar de + infinitivo e já não + presente.
6) Quando + subjuntivo.
7) Para + infinitivo e para que + subjuntivo.
3. Vocabulário:
1) Ecologia, agricultura, conflitos armados, tecnologia e etc.
4. Textos
Unidade 8
- Em contexto:
1. Comunicação:
1) Expressar opiniões
2) Relatar um conflito
3) Expressões de sentimentos e de estados de ânimo
2. Vocabulário:
1) As relações amorosas.
2) Estados de ânimo e caráter
3. Textos
- Formas e recursos:
1. Comunicação:
1) Expressar sentimentos e estados de ânimo.
2) Analisar comportamentos e dar conselhos.
3) Descrever o caráter.
2. Sistema Formal:
1) “Me/ te/ Le” da medo/ “risa”/ ... + infinitivo/ que + subjuntivo.
2) Ter medo + substantivo/ infinitivo/ que + subjuntivo.
3) Ficar nervoso/a, contente... + si/ quando + indicativo.
4) Alguém ficar nervoso/a + que + subjuntivo.
5) Ser pouco/ um pouco + adjetivo e ser um/a + adjetivo.
6) Formas impessoais de valorização: é bom/ importante/ + infinitivo/ que + subjuntivo.
3. Vocabulário:
1) Aumento do vocabulário que foi apresentado nas seções anteriores.
4. Textos.
Unidade 9
- Em contexto:
1. Comunicação:
1) Identificar a finalidade de diferentes mensagens escritas.
2) Reconhecer o grau de formalidade de diferentes textos.
3) Pedir objetos, ações, ajuda e licença (permissão).
4) Advertir e relembrar.
5) Convites e agradecimento.
2.Vocabulário:
1) Fórmulas para correspondências (convites, petições, agradecimentos).
3. Textos
- Formas e recursos:
1. Comunicação:
1) Pedir coisas e pedir permissão para fazer coisas.
2) Escrever notas de pedidos, de agradecimento, de desculpas...
3) Fazer referência às palavras de outros: informações, pedidos e propostas
2. Sistema Formal:
1) Tem...?/ me empresta...?
2) Pode/ poderia/ se importaria + infinitivo?
3) Posso + infinitivo?
4) Fazer referência a informações (+ indicativo).
5) Fazer pedidos e propostas (+ subjuntivo).
6) Fazer perguntas.
7) Possessivos: o meu/ a minha/ os meus/ as minhas...
3. Vocabulário:
1) Ferramentas de uso no dia a dia.
2) Verbos que introduzem os discursos direto e indireto.
4. Textos
Unidade 10
- Em contexto:
1. Comunicação:
1) Dar informação com diferentes graus de certeza.
2) Discutir dados.
3) Comprovar a veracidade da informação.
2. Sistema formal:
1) Geografia, economia, costumes e história.
3. Vocabulário:
1) Geografia, economia, costumes e história.
4. Textos
- Formas e Recursos:
1. Comunicação:
1) Pedir informação.
2) Expressar diferentes graus de certeza sobre algum assunto.
3) Pedir confirmação.
2. Sistema formal:
1) Você/ O sr. , a sra... sabe se.../ qual.../ ...?
2) Recordar de alguma coisa e lembrar de alguma coisa.
3) Expressão de graus de certeza: eu diria que.../ deve + infinitivo.
4) Expressão de acordo e desacordo: que sí, que sí, que no, que no...
5) O imperfeito para reagir diante de uma nova informação: eu achava que/ não sabia/ já sabia...
3. Vocabulário:
1. Descrição de um país: geografia, sociedade, economia, etc.
2. Conhecimento sobre as variantes geográficas do espanhol.
4. Textos: