EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Período de Inscrições
Início: 01.11.2024 17h00
Término: 17.11.2024 às 23h00min
Pré-requisitos
1) Ser aluno da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto.
2) Já possuir cadastro no setor de benefícios da Fundação Gorceix. 3) Ter o cadastro atualizado no setor de bolsas e benefícios da Fundação Gorceix. 4) Estar regularmente matriculado nos cursos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo.
Critérios de Seleção
1) Alunos do 6º período
2) Alunos do 5º período
3) Alunos do 4º período
4) Alunos do 3º período
5) Alunos do 2º período
6) Alunos do 1º período
7) Ordem de Inscrição
Obs.: Na convocação dos alunos, a prioridade será para o carente.
Chamada:
Data: 18.11.2024 às 10h00
Local: http://www.gorceix.org.br
Matrícula
Início: 18.11.2024 às 10h00.
Término: 22.11.2024 às 16h30
A Fundação Gorceix reserva-se o direito de cancelar o(s) curso(s) citado(s) no presente edital, caso não haja inscrição (ões) suficiente(s) para o(s) mesmo(s).
O aluno poderá se inscrever em quantos cursos quiser, informando no ato da inscrição a prioridade de cada curso, porém só será permitido a um aluno se matricular em no máximo dois cursos.
O horário da matrícula é de segunda-feira à sexta-feira 08h30min às 11h30min e de 13h30min às 16h30min. A matrícula deverá ser realizada dentro do prazo especificado, caso contrário o candidato perderá a vaga.
Os alunos que tiverem mais que 20% de faltas, ou que abandonarem o curso sem uma justificativa por escrito a ser entregue e avaliada no setor de bolsas da FG, estarão automaticamente fora dos cursos oferecidos pela FG.
Número de turmas: 1
Número de vagas por turma: 13
Nivelamento
Início: 25.11.2024 Fim: 04.04.2025
Carga Horária por dossier: 30 h (20 aulas de 1h30)
Duração do curso: O curso de língua Francesa é constituído por cinco dossiers, correspondentes a cinco semestres letivos.
Professor (a): Raissa Palma de Souza Silva
Obs.: O presente Edital refere se ao preenchimento de 13 (treze) vagas para alunos que já tenham conhecimento da língua
Local das Matrículas e das Aulas:
Fundação Gorceix
Rua Conde Bobadela, nº150
Centro
Ouro Preto - MG
Francês 1 – A1.1
Ementa: Introdução às competências comunicativas da língua francesa: compreensão e produção orais e escritas em nível elementar. Estudo básico do sistema fonológico da língua francesa.
Francês 2 – A1.2
Ementa: Desenvolvimento sistemático da competência comunicativa da língua francesa: compreensão e produção orais e escritas em nível elementar. Estudo básico do sistema fonológico da língua francesa.
Francês 3 – A1.3
Ementa: Desenvolvimento e aprofundamento sistemático da competência comunicativa da língua francesa: compreensão e produção orais e escritas em nível elementar. Estudo básico do sistema fonológico da língua francesa.
Francês 4 – A2.1
Ementa: Aprofundamento das estruturas da língua, enriquecimento do léxico e aperfeiçoamento da compreensão e produção orais e escritas em nível pré-intermediário. Fonética e fonologia.
Francês 5 – A2.2
Ementa: Aprofundamento das estruturas da língua, enriquecimento do léxico e aperfeiçoamento da compreensão e produção orais e escritas em nível pré-intermediário. Fonética e fonologia.
Estudo dos Dossiers 0, 1 e 2 do livro método
1. Compreensão e expressão orais e escritas: audição, leitura e compreensão de textos e documentos autênticos, correção fonética, composição, diálogo.
2. Estudo de aspectos sintáticos e morfológicos da língua francesa:
a) Artigos definidos e indefinidos;
b) Verbos être, avoir e verbos reguolares em “er”;
c) Gênero e número de substantivos e adjetivos ;
d) Negação simples “ne...pas”
e) Adjetivos possessivos, demonstrativos e interrogativos;
f) Algumas preposições;
g) Formulação da questão: “Pourquoi/Parce que” e “Est-ce que”
h) Alguns verbos irregulares: aller, venir, prendre, descendre.
Estudo dos Dossiers 3 e 4 do livro método
1. Compreensão e expressão orais e escritas: audição, leitura e compreensão de textos e documentos autênticos, correção fonética, composição, diálogo.
2. Estudo de aspectos sintáticos e morfológicos da língua francesa:
a) Estudo de verbos semi-auxiliares: aimer/adorer/détester + verbe/nom
b) Outros verbos importantes: faire/dire/devoir/vouloir/pouvoir/savoir/connaître
c) Futuro Próximo
d) Contração de artigo + preposição
e) Expressão da obrigação: “il faut” / “Je dois” / Imperativo
f) Verbos pronominais no presente
g) Expressões de tempo
h) Introdução ao Passé Composé
Estudo dos Dossiers 5 e 6 do livro método
1. Compreensão e expressão orais e escritas: audição, leitura e compreensão de textos e documentos autênticos, correção fonética, composição, diálogo.
2. Estudo de aspectos sintáticos e morfológicos da língua francesa:
a) Estruturas complementares das perguntas : “Intonação” / “Est-ce que” / “Inversão do Sujeito”
b) Pronomes tônicos: moi, toi, etc
c) Outras preposições
d)Verbos em “ir” e em “yer”
e) Passado recente
f) Pronome “on”
g) Desenvolvimento do “Passé Composé”
h) Pronome “y”
i) Futuro Simples
Estudo dos Dossiers 7 e 8 do livro método
1. Aprimoramento da compreensão e expressão orais e escritas: audição, leitura e compreensão de textos e documentos autênticos, correção fonética, composição, diálogo.
2. Estudo de aspectos sintáticos e morfológicos da língua francesa:
a) Artigos partitivos
b) Pronomes COD (Complément d’objet direct)
c) Pronomes COI (Complément d’objet indirect)
d) Pronomes relativos « qui » e « que »
e) Expressões de quantidade
f) Pronome em
g) Outras formas de negação (ne... plus / ne...rien)
h) Expressão da restrição (ne...que / seulement)
i) Tempo Verbal: Pretérito Imperfeito
Estudo do Dossier 9 do livro método e atividades de preparação ao exame DELF A2 do Quadro Europeu Comum de Referências, com reconhecimento internacional.
1. Aprimoramento da compreensão e expressão orais e escritas: audição, leitura e compreensão de textos e documentos autênticos, correção fonética, composição, diálogo.
2. Estudo de aspectos sintáticos e morfológicos da língua francesa:
a) Depuis / Il y a
b) Servir à / de
c) Diferenças entre Passé composé / Imparfait / Présent
d) Preposições de localização
e) Situar no espaço / tempo
f) Diferentes atividades de produção escrita adaptada ao nível: correspondência comercial/familiar ; textos de apresentação ; artigos de opinião ; etc
g) Diferentes atividades de produção e interação oral.
Avaliações (distribuição de 100,0 pontos ao longo dos semestres):
1. Exercícios escritos;
2. Exercícios orais;
3. Duas avaliações escritas e orais;